Componentes da Unidade Central:
Caixa: A caixa do computador é o compartimento onde se encontram a maioria do Hardware do computador, e existem vários tamanhos, o tamanho varia normalmente por causa do tamanho das Motherboards, sendo que há Motherboards AT, ATX e MicroATX.
Para ATX o tamanho mais popular é o Mid-Tower, que é o tamanho mais usado em computadores de casa e trabalho, embora esteja a ficar na moda o modelo Full-Tower.
Motherboard: A Motherboard é o componente principal do computador, sem este componente não se consegue ligar o outro tipo de Hardware. É na Motherboard que se encontram os Slots de expansão, tais como: PCI, ISA, AGP, IDE Primária e IDE Secundária, Floppy, SATA, PCI Express x1; x8; x16 e x32 que é a mais rara.
Processador: O processador ou abreviando CPU (Central Processing Unit) realiza as instruções de um programa informático e realiza a aritmética básica e lógica (ALU), e a entrada e saída de dados. Existe os processadores x86 (32 bit), que x86 deriva dos primeiros processadores eram identificados por numeros que terminavam em 86, processadores tais como 8086 e 80486. E também há os x64 (64 Bit) Arquitetura mais recente e mais rápidos. No CPU também há memória Cache, essa memória serve para guardar as ultimas informações processadas pelo CPU, e essa memória foi inventada quando as memórias RAM já não conseguiam acompanhar o CPU em velocidade. Existe Vários tipos de memória cache como por exemplo o L1 (Level 1) esse tipo de Cache é um tipo de memória muito pequena, mas muito rápida, é conhecida como Cache principal e é usada para aceder os programas de uso mais frequente. Existe L2 (Level 2) que é usada para guardar toda a informação usada recentemente e é conhecida como Cache secundária e reduz o tempo para aceder aos dados se esses mesmo tivessem sido usados recentemente, por exemplo, ao abrir um programa, ele demora um certo tempo abrir, imaginemos 3 segundos, quando fecharmos esse programa e o voltarmos a abrir ele apenas vai demorar 1 segundo. A cache L2 embora seja maior que a Cache L1 é mais lenta. Os dados pedidos pela Cache L2 são copiados para a Cache L2. A Cache L2 é unificada, ou seja tanto é utilizada para guardar instruções ou dados de programas. Ainda há a Cache L3 (Level 3) é uma memória Cache colocada na Motherboard que é usada para alimentar a Cache L2 e é mais lenta que a L2.
Placa Gráfica/GPU: A placa gráfica é um componente que envia sinais para o monitor para que as imagens possam ser apresentadas ao utilizador, este componente por norma tem memória dedicada e a sua memória é medida em octetos. Os computadores de baixo custo costumam ter gráficos onboard, ou seja em vez de ser uma placa com um processador gráfico(GPU) é um chip embutido na motherboard. O GPU (Graphics Processing Unit) é o processador gráfico das placas gráficas offboard. Na aquisição de uma placa gráfica não deveremos ter em conta apenas a sua memória de vida, mas também deveremos ter em conta a interface de memória (Bus) o seu engine clock e o seu memory clock. No caso da interface de memória não adianta de nada ter por exempo uma placa gráfica com 2 GB com 64 Bit de interface de memória enquanto outra placa gráfica com 1 GB e com 128 Bit de interface de memória essa placa será mais rápida e mais eficaz.
Disco Rígido/HDD: Disco rígido ou também conhecido como Hard Drive Disk ou Winchester é o unico componente mecânico do sistema informático e também é uma memória secundária. O disco rígido é constituído por setor, eixo, trilha, cilindro e cluster, é no disco rígido que instalamos o SO. Este dispositivo é formatado de duas formas, uma delas é a formatação física que é uma formatação feita de fábrica e a outra é a formatação lógica que é a formatação feita pelo utilizador. Este dispositivo existe em vários tipos de interface, interfaces essas que são: IDE/ATA, Serial-ATA, Fibre Channel, SAS e SCSI.
Memória RAM: Memória RAM (Random Acess Memory), tal como o nome indica é uma memória de acesso aleatório, esta memória também é uma memória primária, e esta mesma é responsável por comunicar com o CPU para guardar as informações dos programas que estão a ser processados. Uma das princípais características da RAM é que é volátil, ou seja todos os dados são perdidos no reinicio do computador ou do encerramento. Mesmo com a evolução da RAM até aos tempos de hoje, a RAM continua a ser muito mais lenta que o CPU, e para atenuar essa diferença são usados 2 níveis de cache, um deles é a cache L1 (Level 1) que é um nível de cache extremamente rápido e trabalha na mesma frequência do CPU, apenas são necessários alguns ciclos de clock para que a informação armazenada na L1 chegue à unidade de processamento. O outro nível de cache é a cache L2 (Level 2), este nível de cache, é um pouco mais lento que o L1 em termos de tempo de acesso, mas é mais económico em termos de transistores e iso permito ser usando em maior quantidade.
Memória ROM: Memória ROM (Read Only Memory), tal como o nome indica é uma memória só de leitura. Esta memória contén nela armazenada a BIOS que é a responsável pelo sistema fazer o POST (Power On Self Test) ou seja testa a si próprio no arranque do sistema, se todos os componentes estão operacionais.
Placa de Som: Placa de som é um componente que recebe e envia sinais sonoros entre equipamentos de som e executa a conversão de audio analógico para digital e vice-versa. Na compra de uma placa de som deveremos de saber o quão boa é a conversão de áudio e as suas amostras por segundo (HZ) e os seus bits.
Slots de Expansão:
ISA: ISA são as siglas de Industry Standard Architecture, este barramento no início utilizava 8 bits e posteriormente foi utilizado 16 bits para a comunicação. Existe também uma extensão deste Slot de expansão chamado VESA Local Bus e esta extensão já consegue utilizar transferência de 32 bits.
PCI: PCI são as siglas de Peripheral Component Interconnect e é um barramento para ligar componentes do computador baseados na arquitectura IMB PC. Os compontentes que se podem ligar neste barramento são por exemplo: Placas gráficas, placas de som, modems, placas de rede, extensões de portas USB. Este barramento executa transferências de 32 Bit e de 64 Bit a frequências de 33 Mhz e 66 Mhz e tem uma taxa de transferência entre 132 Mbi/s, 264 Mbi/s e 528 Mbi/s. Este barramento configura automaticamente IRQ (Interrupt Request), DMA (Direct Memory Acess) E I/O do dispositivo, a isto se chama Plug and play.
AGP: AGP são as siglas de Acelareted Graphics Port. Este Slot de expansão foi criado exclusivamente para placas gráficas e é um barramento ponto-a-ponto de alta velocidade e tem como função acelarar o processamento de imagens 3D. A primeira versão deste slot de expansão chama-se AGP x1 e usa um barramento de 32 bits e funciona a 33 Mhz com uma transferência máxima de 266 Mbi/s. Em meados de 2003 foram criados o AGP x2, AGP x4 e AGP x8 que ganharam uma maior velocidade na taxa de transferência.
IDE: IDE (Integrated Drive Electronics) ou ATA (Advanced Technology Attachment) é um padrão para ligar dispositivos de armazenamento como HDD´S ou Drives de CD-ROM/RW, DVD/RW e este padrão teve evoluções como: (E)IDE - (Extended) Integrated Drive Electronics, ATAPI - (Advanced Technology Attachment Packet Interface) e UDMA (Ultra DMA). Com o aparecimento do padrão SATA o padrão IDE foi renomeado de PATA - (Parallel ATA). O padrão IDE tem um transfeer rate até 133 MB/S.
Serial ATA: Serial Ata ou apenas SATA é a mais recente técnologia de transferênncia de dados e também é uma técnologia de transferência de dados em Série e é o sucessor do padrão IDE. As melhorias deste padrão não está apenas na sua velocidade nem no seu transfeer rate, mas também nos cabos, que ao contrário dos IDE que utilizam um cabo de 40 ou 80 pinos, sendo que também os cabos SATA ocupam bem menos espaço dentro da torre facilitando assim a sua refrigeração. Os cabos Serial Ata são formados por 2 pares de fios um para a transmissão de dados e outro para a recepção e funciona em série. Já existem 3 versões do padrão SATA ou seja: Sata I que funciona com uma bandwidth de 1.5 GB/S e um transfeer rate de 120 MB/S; SATA II que funciona com uma bandwidth de 3 GB/S e um transfeer rate de 300 MB/S; SATA III que funciona com uma bandwidth de 6 GB/S e um transfeer rate de 600 MB/S.
PCI- Express: PCI-Express ou também conhecido por PCIE é um slot de expansão que veio substituír o padrão AGP, a sua velocidade varia de x1 até x32 e mesmo a versão x1 é 6 vezes mais rápido que o padrão PCI. No caso das placas gráficas, um slot PCI-Express x16 transfere até 4 GB Por segundo, ou seja é duas vezes mais rápido que o slot de expansão AGP x8, ou seja é possível graças à sua tecnolgia que tem um recurso que permite uma ou maisconexões seriais para a transmissão de dados. Este slot de expansão também usa uma arquitetura de baixa tensão elétrica chamamos a isto LVDS (Low Voltage Differential Signalling). Com isto existe uma grande imunidade aos ruídos e também um aumento na largura de banda e isso foi possível graças à redução no atraso nas linhas de transmissão, em ingês Timing Skew.