Existem basicamente 3 tipos diferentes de cabos de rede: os cabos de par trançado ou crossover (que são, de longe, os mais comuns), os cabos de fibra ótica (usados principalmente em links de longa distância) e os cabos coaxiais, que são usados em cabos de antenas param redes wireless e em algumas redes antigas.
Cabo de Par Trançado:
Do cabo par trançado existem 2 tipos de cabo o cabo crossover e o cabo direto.
Cabo Crossover:
O cabo crossover, também conhecido como cabo cruzado, é um cabo de rede par trançado que permite a ligação de dois ou mais computadores. Para ligar apenas dois basta um cabo crossover para ligar um ao outro sem necessitar de um concentrador ( Hub ou Switch) ou ligações de modems.
Cabo Direto:
Este tipo de cabo necessita de um concentrador (hub ou switch) para que haja uma interacção entre 2 computadores.
Cabo Fibra Ótica:
A Fibra Ótica é um filamento flexível e transparente fabricado a partir de vidro ou plástico extrudido e que é utilizado como condutor de elevado rendimento de luz, imagens ou impulsos codificados. Este tipo de cabo tem o diâmetro de alguns micrómetros, ligeiramente superior ao de um cabelo humano.
Funcionamento:
Este tipo de cabo a transmissão da luz pela fibra segue um princípio único, independentemente do material usado ou da aplicação; é lançado um feixe de luz numa extremidade da fibra, pelas características óticas do meio (fibra), esse feixe precorre a fibra por meio de reflexões sucessivas. A fibra possui no mínimo duas camadas: o núcleo (filamento de vidro) e o revestimento (material electricamente isolado).
Cabo Coaxial:
O cabo coaxial é um tipo de cabo condutor usado para transmitir sinais. Este tipo de cabo é constituído por um fio de cobre condutor revestido por um material isolante e rodeado de uma blindagem. Muito usado em ligações de antenas e em redes mais antigas com topologia física em barramento.